Texto Para a Revista "Pegadas"

Há um ano nos mudamos para o Méier e começamos a frequentar as Missas na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A partir dessa convivência ingressamos na preparação para a Crisma. Naquele momento estávamos bem desanimadas; afinal, todos os dias, nós, jovens, somos questionados pela mídia e pelas pessoas com as quais convivemos sobre nossa Religião.

Entretanto fomos sendo surpreendidas a cada nova reunião. No fundo, achávamos que a preparação para a Crisma seria apenas uma nova Catequese, pois abordaria os “velhos” assuntos da nossa Fé. Muito pelo contrário! Abriu-se ali um espaço de discussão e debate. Fomos apresentadas a antigos preceitos da nossa Religião e convidadas a questionar sempre que quiséssemos. Cantávamos e dançávamos a um Deus alegre, jovial, amoroso e caridoso.

E de uma hora para outra, percebemos que “Aquilo que parecia impossível, aquilo que parecia não ter saída” tinha acontecido para nós! Esperávamos ansiosamente pelo dia das nossas reuniões e sentíamos, cada vez mais, a presença do Espírito Santo de Deus em nossas vidas.

Deus colocou em nossas vidas pessoas dedicadas e de excelente testemunho e, certamente, instrumentos de Deus, nos auxiliando nessa mudança radical. Os dirigentes e apoios se prontificaram a semear a Palavra de Deus e agora colhiam belos frutos. Rodrigão, Cecília, Letícia, Saulo, Carlos Diego, Sandrinho, Lucas, Léo Bello, Leo Anchieta, Karina, Stefany, Náthaly, Diego, Fernando, Danielle, eles e os apoios, Karyne, Kizi, Gabi, Maritania e Alex, ouviram o chamado e souberam servir. Nosso muito obrigada!

Estávamos receosas com o término da preparação para a Crisma. Tínhamos medo de que nos afastássemos novamente da Igreja. E foi ali, na penúltima reunião, que fomos convidadas a participar da MISSÃO DEHONIANA JUVENIL.
Em uma das reuniões do grupo, que acontece uma vez por mês aos domingos, Saulo, um dos integrantes, nos disse o seguinte: “Essa não é uma missão comum. É uma Missão Dehoniana. Vocês conseguem ver a diferença?”.

O carisma dehoniano tem como característica o amor oblativo, no qual nos entregamos ao nosso Deus e, com isso, a serviço de nossos irmãos. Oblação significa isso: entrega; sacrifício. Somos chamados a sair da igreja e participar da vida de nossa comunidade como verdadeiros cristãos sem perder a espiritualidade.

O dehoniano deve ser reconhecido pelas atitudes que nascem dessa oblação com Deus, como disponibilidade, amor à Eucaristia, obediência, espírito de comunhão, coragem de arriscar a vida pelo Evangelho em favor dos irmãos, solidariedade e gratuidade. Enfim, o oblato tem um coração grande capaz de acolher, amar e servir”.Trecho de Dehonianos em Oração.

Se analisarmos bem a nossa sociedade com toda violência, solidão, descrença, ódio, preconceito que nos afeta, percebemos que são atitudes como essas que precisam ser adotadas por todos nós. Por isso, foi ali, naquela apresentação que nos sentimos bastante tocadas a ingressar no MDJ.

Durante as reuniões fomos preparadas para a Missão que ocorreria em São Paulo.
E quando o Padre Renato celebrou a nossa Missa do Envio, foi ali, embora com a nossa querida igreja tão vazia, que a nossa força de jovens, de católicos, de irmãos, se fortaleceu ainda mais!

Embarcamos para São Paulo e ao chegarmos em Jabaquara, no Santuário Paróquia São Judas Tadeu, encontramos muitos outros jovens, vindos de diferentes partes do Brasil, dispostos a realizar e experimentar o carisma deohiano.

Lá, havia toda uma estrutura nos esperando! O Santuário São Judas Tadeu fervilhava de expectativa e alegria com o início da 2ª Etapa da Missão! Nós, jovens, não estávamos sozinhos: O Padre Marcelo Alves, assim como todos os outros Padres e coordenadores, estavam sempre presentes certificando-se do bem-estar de cada um de nós. Sem falar dos Anjos da Guarda, uma equipe médica a nossa disposição!

Ali vivemos a maior experiência de nossas vidas! Viver em comunidade não é fácil. É preciso respeitar o outro, aceitar as diferenças, saber dialogar. Além do que, convivemos com jovens de diversos lugares do Brasil, com hábitos, culturas, completamente diferentes. Sem contar que tínhamos a responsabilidade de cuidar da casa e cozinhar!

Apesar de todo o desgaste das visitas, apesar das discussões, desentendimentos, da saudade de casa, dos familiares e amigos, éramos fortificados através de uma experiência constante de oração e adoração diárias.
Escrevemos para testemunhar toda a mudança que ocorreu em nossas vidas desde o momento que nos entregamos ao amor de Deus e dissemos sim a Jesus e para convidar, você que está lendo nosso texto, a participar das diferentes pastorais.

Muitas vezes nos sentimos sós, pequenos e sem esperança. Muitas vezes não conseguimos enxergar solução para os problemas de nossas vidas e, então, a nossa religião vira rotina. Até vamos a missa aos domingos, mas evitamos qualquer maior envolvimento com a nossa fé.

Nós somos a Igreja! Podemos e devemos nos engajar nos diferentes grupos e assim, fortalecer a nós mesmos e a tantos que aguardam o nosso testemunho.
Este ano, aproximadamente, cem jovens abriram mão de suas férias para testemunhar o amor de Deus e é com muita alegria que podemos dizer que estávamos lá!

Obrigada a toda equipe MDJ Méier que nos capacitou para a Missão e incentivou a nossa participação! Obrigada a nossa mãe, Ana Regina, que sempre estando presente em nossas vidas, nesse tempo de Missão, não poderia fazer diferente e mesmo a distância, cuidou, orou e nos mostrou seu amor.

Ano que vem tem mais!
Você também vem?
Débora Waltenberg e Rebeca Waltenberg - MDJ Méier
Abril de 2009

3 comentários:

Erick Araújo Cardoso disse...

O que mais me deixa orgulhoso e feliz, é saber que a mdj do méier está em boas mãos, mais organizado, e cada vez maior, lindo ver o nosso movimento crescendo e deixando frutos.

Letícia disse...

Lindo o texto de vcs, meninas!

=')

MDJ - Méier disse...

Tinha que ser coisa de Waltenberg !
Parabéns meninas (:

Postar um comentário

E aí, o que você achou ?